Glup, glup e contos de fadas...
As estradas da Baviera revelam um cenário idílico de um verde constante (que não deixa de o ser, a avaliar pela chuva que cai durante todo o ano), pontuado por casinhas típicas e por castelos a evocar contos de fadas, como é o caso do fantástico Neuschwanstein Schloss.
Valeu a pena rever a bela cidade de Munique repleta de vida e gente de vários locais do mundo numa clara desmistificação do esteriótipo que dita a frieza dos alemães.
A Oktoberfest não desiludiu, revelando-se a confusão esperada (seguramente mais de um milhão de visitantes no Theresienwiese que tornaram utópico um jantar numa das mais famosas Bräuareien) mas também a alegria constante e diálogo com o passado, como o demonstraram os muitos visitantes da feira (novos e velhos) ao usar orgulhosamente o vestuário típico da Baviera: elas de saia rodada e espartilhos, a lembrar a saudosa série da Heidi; eles de bermuda com suspensórios, meia até ao joelho com um pom-pom e o mítico chapéu com penacho, a lembrar uma cambada de patetas, mas com muita graça e significado cultural.
Escusado será dizer que cerveja foi a bebida que mais rolou. Na verdade, nada como um bom copo ou mesmo dois (as canecas de 1 litro intimidam-me, por isso fiquei-me pelos 50 cl) a acompanhar umas Bratwurst com Kartoffelsalat e Sauerkraut para entrar no espírito, juntamente com chapéus à "pateta" e o célebre Lebkuchen com dedicatória à altura, sem esquecer os momentos em que todos (ou quase todos) ecoavam de caneca em punho os vários hinos da festa.
Se a este banquete para os sentidos se juntar um saltinho à fabulosa cidade de Salzburg e se sentir um misto de cheirinho a música de outros tempos (todavia intemporal) com um travo a Inverno (sob uns implacáveis 9 graus) e a Natal (foi impossível resistir à mítica loja de enfeites natalícios) consegue-se uma kleine und phantastische Pause que evoca o diálogo entre a Velha Europa romântica e os contos de fadas, em jeito de abertura de apetite para mais Bier e o filme sobre os Irmãos Grimm.
Prost!
8 Comments:
É uma pena que as "kleine Pausen" sejam tão "kleinas"! Depois, quero ver as fotografias.
Beijinhos
Prost!
Que pena não ter podido ir também : (
Eu vou ter um remake aqui em Bruxelas porque a Representação da Baviera vai fazer a Oktoberfest a que temos direiro...
Depois conto como foi.
Beijos
Ai que saudades!
Agora fizeste-me recordar a minha estadia em Munique. O itinerário foi parecido...e que saudades do Apfelstrudel com gelado de baunilha, de preferência!!
Quem pode, pode :-D. Eu fui a Aveiro.... lol.... também foi bonito.... lol... que pelintra que me sinto :-)
beijocas
Foi mesmo revigorante esta "kleine Pause". Pitucha, fico à espera da descrição da Oktoberfest no cinzento de Bruxelas. Teresita, olha que Aveiro é uma linda cidade. Comeste os ovos moles?Cristina, O Apfelstrüdel estava divinal. Já tenho a receita e vou experimentar.
Beijinhos a todas.
That's a great story. Waiting for more. grandma huge boobs
Excellent, love it! » » »
Post a Comment
<< Home