Tuesday, October 04, 2005

Glup, glup e contos de fadas...




As estradas da Baviera revelam um cenário idílico de um verde constante (que não deixa de o ser, a avaliar pela chuva que cai durante todo o ano), pontuado por casinhas típicas e por castelos a evocar contos de fadas, como é o caso do fantástico Neuschwanstein Schloss.

Valeu a pena rever a bela cidade de Munique repleta de vida e gente de vários locais do mundo numa clara desmistificação do esteriótipo que dita a frieza dos alemães.

A Oktoberfest não desiludiu, revelando-se a confusão esperada (seguramente mais de um milhão de visitantes no Theresienwiese que tornaram utópico um jantar numa das mais famosas Bräuareien) mas também a alegria constante e diálogo com o passado, como o demonstraram os muitos visitantes da feira (novos e velhos) ao usar orgulhosamente o vestuário típico da Baviera: elas de saia rodada e espartilhos, a lembrar a saudosa série da Heidi; eles de bermuda com suspensórios, meia até ao joelho com um pom-pom e o mítico chapéu com penacho, a lembrar uma cambada de patetas, mas com muita graça e significado cultural.

Escusado será dizer que cerveja foi a bebida que mais rolou. Na verdade, nada como um bom copo ou mesmo dois (as canecas de 1 litro intimidam-me, por isso fiquei-me pelos 50 cl) a acompanhar umas Bratwurst com Kartoffelsalat e Sauerkraut para entrar no espírito, juntamente com chapéus à "pateta" e o célebre Lebkuchen com dedicatória à altura, sem esquecer os momentos em que todos (ou quase todos) ecoavam de caneca em punho os vários hinos da festa.
Se a este banquete para os sentidos se juntar um saltinho à fabulosa cidade de Salzburg e se sentir um misto de cheirinho a música de outros tempos (todavia intemporal) com um travo a Inverno (sob uns implacáveis 9 graus) e a Natal (foi impossível resistir à mítica loja de enfeites natalícios) consegue-se uma kleine und phantastische Pause que evoca o diálogo entre a Velha Europa romântica e os contos de fadas, em jeito de abertura de apetite para mais Bier e o filme sobre os Irmãos Grimm.
Prost!

8 Comments:

At October 04, 2005, Blogger Cotovia said...

É uma pena que as "kleine Pausen" sejam tão "kleinas"! Depois, quero ver as fotografias.
Beijinhos

 
At October 04, 2005, Blogger Formiga Rabiga said...

Prost!
Que pena não ter podido ir também : (

 
At October 05, 2005, Blogger Pitucha said...

Eu vou ter um remake aqui em Bruxelas porque a Representação da Baviera vai fazer a Oktoberfest a que temos direiro...
Depois conto como foi.
Beijos

 
At October 05, 2005, Blogger Cristina Costa said...

Ai que saudades!
Agora fizeste-me recordar a minha estadia em Munique. O itinerário foi parecido...e que saudades do Apfelstrudel com gelado de baunilha, de preferência!!

 
At October 05, 2005, Blogger Teresa Pombo Pereira said...

Quem pode, pode :-D. Eu fui a Aveiro.... lol.... também foi bonito.... lol... que pelintra que me sinto :-)

beijocas

 
At October 05, 2005, Blogger Carla Motah said...

Foi mesmo revigorante esta "kleine Pause". Pitucha, fico à espera da descrição da Oktoberfest no cinzento de Bruxelas. Teresita, olha que Aveiro é uma linda cidade. Comeste os ovos moles?Cristina, O Apfelstrüdel estava divinal. Já tenho a receita e vou experimentar.
Beijinhos a todas.

 
At March 06, 2007, Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. grandma huge boobs

 
At April 25, 2007, Anonymous Anonymous said...

Excellent, love it! » » »

 

Post a Comment

<< Home