Sunday, March 06, 2005

Saturday night anger

Depois de ter acabado de ver, já com bastante atraso, o fantástico Kill Bill 2, resolvi-me por um breve zapping. Logo à segunda ou terceira paragem deparei-me com uma espécie de talk show em que a escritora pimba disfarçada de tia afiançava que não há praticamente diferença entre analfabetos e os alunos que entram para a faculdade. A razão, afirma a dita senhora do alto da sua sapiência, é a falta de auto-estima nacional que faz com que não se exija dos alunos.
Ora aí está, ficou subentendido que a autora do best seller Não há Coincidências acredita que é pela sua escrita erudita, que muito exige da inteligência humana, que se muda o mundo. Imagine-se que a senhora defende que se limita a escrever a vida tal como ela é, assim como Miguel Torga o fazia no seu tempo.
Deixar que esta senhora dê ou tenha dado aulas numa faculdade já é estranho, mas que se dê ouvidos a quem tem a veleidade de se comparar com um dos símbolos da literatura portuguesa, já é demais.
Deu-me tal irritação que peguei imediatamente no comando para mudar de canal. Mas, espera, um sorrisinho sarcástico, confesso, começou a esboçar-se na minha boca ao ouvir os números. Segundo entrevistador e entrevistada, existem cerca de 800 000 analfabetos em Portugal e o Não há Coincidências já vendeu perto de 700 000 exemplares. Haverá coincidências?

4 Comments:

At March 06, 2005, Blogger t-shelf said...

oh carlinha que maus fígados... A senhora em questão é tão fashion victim, e vai sempre à festas certas passear a sua anorexia afrontosa. (Já a vi ao vivo e é dez reis de gente).
Infelizmente, cada vez mais o sucesso literário quase nunca é sinónimo de qualidade, apenas de uma boa estratégia de marketing. Segundo as más línguas o seu sucesso poderá ter passado por mais do que boa publicidade ;).

 
At March 06, 2005, Blogger Carla Motah said...

Pois, mas que causa náuseas, lá isso causa.Não há pachorra.

 
At March 06, 2005, Blogger t-shelf said...

Não tenhas dúvidas. Claro que estava a ser irónica pois maus fígados é coisa que tenho de sobra relativamente a esta senhora. Depois de ler este artigo dela até fiquei roxa. Mas claro que nem me devia surpreender que uma pessoa como ela apoiasse incondicionalmente o PSL.
http://www.portugaldiario.iol.pt/colunistas/artigo.php?id=341439&div_id=850

 
At February 08, 2007, Anonymous Anonymous said...

Keep up the good work » »

 

Post a Comment

<< Home