O estado das notícias.
2 de Março. 20 horas.
Sentada no sofá, depois de corrigir um sem número de fichas, confronto-me com uma realidade.Está na hora das notícias.
Decido-me por um zapping pelos três canais portugueses.
Abertura dos telejornais:
RTP 1: O PS exige recontagem de votos de emigrantes, afiançando que a diferença mínima entre os votos no seu partido e no PSD sugere fraude.
Pergunto-me: começam já a seguir os maus exemplos? Não ouvimos todos já o anedótico Alberto João jurando a pés juntos que o PSD devia ter ganho com uma diferença mais alargada?
SIC: O claro oportunismo de fabricar uma notícia. Abrem o Jornal da Noite, com um jornalista credível a enfatizar o assalto a 35 portugueses no Brasil. Porquê oportunismo? A razão é simples: um jornalista da sic que estava na hora certa,no lugar certo. Por isso, toca a massacrar os telespectadores com uma descrição hollywoodesca dos acontecimentos. Isto é notícia para abertura?
TVI: Igual a si própria. Abre o Jornal Nacional com a notícia da morte de dois idosos ("velhinhos", segundo se lhes refere a intragável "jornalista").
Procuram-se situações de extrema pobreza. Mas, ah e tal afinal não eram assim tão pobres, nem abandonados. Foram apenas, e infelizmente, vítimas de um frio que não dá tréguas e que ameaça sem piedade os mais fragilizados. Notícia para abertura?
Opção inteligente, na minha humilde opinião: estacionar, como habitualmente, no Telejornal. É que, embora "batam" na RTP, o mais antigo canal português é, neste e noutros casos, o primeiro a prestar serviço público (também é para isso que descontamos). Pelo menos nos programas de informação consegue informar acerca do que realmente interessa, sem sensacionalismos, sem oportunismos.
Mas não estou a fazer qualquer elogio. Limito-me a constatar uma obrigação. É que as televisões deviam educar e não contribuir para adensar uma situação de ignorância e "sede de sangue" que se arrasta há demasiado tempo. E não me venham dizer que é apenas o canal público que tem esta responsabilidade.
Tenho dito!
3 Comments:
Não podia concordar mais carlinha.
Os amigos são assim. Há sempre aquela química.
Best regards from NY! Cheap calls lithuania o2 And nausea ambien Chocolate dildo Tumescent liposuction denver black hot fat ass Cisco partner voip daily dosage vitamin Renault dealers uk John deere totes Blackjack links http://www.fax-numbers.info/pain-relief-upper-back.html Brazil soccer shirts Slot machines free games casino slotmachines ws Ovens stoves retro vintage Cmc golf 85 body crx kit Php mysql free web hosting
Post a Comment
<< Home