Thursday, May 05, 2005

Ápice

O raio do sol da tarde
Que uma janela perdida
Reflectiu
Num instante indiferente - Arde,
Numa lembrança esvaída,
À minha memória de hoje
Subitamente...

Seu efémero arrepio
Ziguezagueia, ondula, foge,
Pela minha retentiva...
- E não poder adivinhar
Porque mistério se me evoca
Esta ideia fugitiva,
Tão débil que mal me toca!...

- Ah, não sei porquê, mas certamente
Aquele raio cadente
Alguma coisa foi na minha sorte
Que a sua projecção atravessou...

Tanto segredo no destino de uma vida...

É como a ideia de Norte,
Preconcebida,
Que sempre me acompanhou...

Mário de Sá Carneiro
Paris, Agosto de 1915

Há dias em que Mário de Sá Carneiro traduz por palavras o que nos vai mesmo na alma.
(Estas linhas poderiam também funcionar como um bom cartão de visita para colocar na porta do bar administrado pelo inimitável "empresário do lusco-fusco" dos gatos fedorentos...Why not?)

3 Comments:

At May 07, 2005, Blogger JMA said...

Saiu um novo livro que comprei que é o Jonathan Strange & Mr. Norrell: A Novel de Susanna Clarke. Parece que é um livro ideal para ti, Carla. Já foram comprados os direitos do livro para fazerem o filme. Curiosamente, a mesma empresa que lançou o "Senhor dos anéis." Comprei o livro por ter lido centenas de críticas a favor do livro e apenas uma contra. Não gosto muito de modas, mas como dizem ser um livro do género que aprecio, decidi a compra apesar de ser um pouco carote.

 
At May 08, 2005, Blogger Carla Motah said...

Peço título, parece-me interessante. Tem algo a ver com o masterpiece do Stevenson? o título faz mesmo lembrar...Depois conta-me.

 
At March 03, 2007, Anonymous Anonymous said...

best regards, nice info »

 

Post a Comment

<< Home