Wednesday, November 23, 2005

Nem tudo é assim tão mau!

Uma ida a qualquer Repartição de Finanças reveste-se normalmente de uma incontornável dualidade: por um lado, o sacrifício de estar à espera e de ter de lidar com "alguma" incompetência; por outro, a comicidade de várias situações que decorrem do contacto humano em situação de stresse e da observação dos contribuintes enquanto se espera.
Chego à Repartição às 15.30, numa clara repetição da táctica que utilizo para ir aos Correios (meia hora antes de fechar não poderá significar "grande seca"), retiro a senha de atendimento e deparo-me com a enorme clivagem entre o meu número e o número da pessoa que está a ser atentida. Como que lendo (ou pensando que lê) os meus pensamentos, um senhor idoso comenta, junto ao meu ombro:
_ 23? Eh pá, ainda vai ter que esperar muito!...Mas olhe, não saia porque eles fecham-lhe a porta!
Agradeço, algo preocupada, pois não tenho a mínima vontade de ficar ali especada à espera. Resolvo então dirigir-me a outro balcão para tratar de outro assunto. E novamente o senhor simpático:
_ Ó menina, não saia...
_ Não, eu vou só ali actualizar a morada no Cartão de Contribuinte. (Mas por que razão me estou a justificar?- pergunto-me)
_ Ah, então está bem. (Como quem diz: "Se vai seguir o meu conselho, pode ir!")
Trato do cartão no edifício ao lado (tento fazê-lo sem o simpático idoso me ver sair), e, PÂNICO!, são 16.05, já não me deixam entrar.
Olho desolada para a já amarrotada senha número 23.
De repente, eis que a funcionária que acaba de me atender parece ler os meus pensamentos e remata:
_ Vá depressa, porque, tendo a senha, ainda a atendem.
Agradeço e lá vou eu em nova correria para o edifício ao lado. Continua a confusão, já não vejo o meu amigo e ainda vejo o casal que está a tentar resolver o problema da morada. Sento-me numa cadeira em estado duvidoso, olho para o ecrã e fico um pouco desesperada: só passaram 5 números...
De súbito, a funcionária começa a carregar furiosamente no botão e, à falta de resposta, vai avançando até que, imagine-se, chama o 23.
Levanto-me de rompante, com alguma pena por não ver como vai acabar a cena do casal e da morada que ninguém encontra, e trato do meu assunto. Preparo-me para pagar a multa que esperava quando a funcionária diz:
-Multa? Mas, está tudo em ordem. Tinha ainda uns dias para fazer o pedido!!
Conclusão, a ida às Finanças foi tudo menos traumatizante: deparei-me com duas pessoas simpáticas, consegui reentrar no edifício após as 16 horas(Uau), perdi apenas 40 minutos e , melhor ainda, poupei 50 euros. Para festejar e gastar o que não gastei na multa, guess what, fui comprar as botas.

10 Comments:

At November 23, 2005, Blogger Carlota said...

Ora aqui está uma história que passou ao lado de um "script" de terror e conseguiu ter um final feliz! Boas caminhadas!

 
At November 23, 2005, Blogger t-shelf said...

Tá mal! Devias ter poupado o dinheirinho agradecida pela súbita sorte com que foste bafejada... De que cor são elas?

 
At November 23, 2005, Blogger être et avoir said...

Ora aí está uma história feliz e positiva! Venham mais cinco!!! Bjs!

 
At November 24, 2005, Blogger Cristina Costa said...

Há dias assim, que correm pela positiva. Ainda bem. ;)
Agora aguardamos pela descrição das tão desejadas botas!

 
At November 24, 2005, Blogger Pitucha said...

Ora aqui está uma portuguesa que reganhou a confiança no seu país! Segundo o que ouço aqui do que se passa aí, é o maior problema: descobriste a receita! Vende-a aos candidatos presidenciais: ainda vais ficar rica!
Beijos

 
At November 24, 2005, Blogger Carla Motah said...

Pois é meninas, os finais felizes, quando inesperados, ainda sabem melhor.
T-shelf, eu sou assim: quando a coisa corre mal, recompenso-me, quando a coisa corre bem, festejo. Receita quase infalível para viver "numa boa onda".
Pitucha, olha que... Se a coisa correr bem, pago-te um jantar:)
Ah, as botas são da cor daquelas pantufas que compramos na Serra da Estrela, são rasinhas, têm três fivelas de lado e um bocadinho de pelo (2 dedos) a aparecer em cima.
São quentinhas, giraças e muito fashion.
Beijinhos

 
At November 24, 2005, Blogger Snail said...

Lolol!
As botas é que não podiam faltar no final desta história feliz.
Ainda bem que de vez em quando podemos dizer algo de positivo do nosso país!
bjs
Resta-me conhecer as ditas!

 
At November 24, 2005, Blogger Cotovia said...

E temos uma «Carla das Botas»!
Beijinhos.

 
At November 27, 2005, Blogger Pantera Cor-de-Rosa said...

Há dias assim, em que tudo acaba em bem!! Agora é que andar quentinha e, ainda por cima, toda fashion.
Beijinhos.

 
At March 07, 2007, Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Overnight shipping provigil Science bingo weather 8th grade game printable dermo expertise sublime slim anti cellulite skin sculpting C 297820 dutch ovens 7 pontiac sunfire car diet to get rid of cellulite Top ppc seach engines cellulitis symptoms causes Britney spears cellulite photo carefree awning airstream cellulite reductions Ortho tricyclen lo causes acne

 

Post a Comment

<< Home