Itinerâncias para vencer o cinzentismo
Lia o "Expresso" quando tropecei numa reportagem, escrita por Alexandra Carita, que me deleitou e chegou mesmo a comover pela força que imprimiu às palavras escritas. A"Biblioteca Itinerante" fez-me imaginar a alegria de quem vive em locais esquecidos por uma sociedade dita avançada e cosmopolita, ao deparar-se com uma carrinha que, periodicamente, transporta consigo todo um mundo de sonhos em forma de livros. A Ti Perpétua e a Ti Idalina, frequentadoras assíduas da biblioteca móvel em Castro Verde, vêem nesta carrinha da fundação Calouste Gulbenkian uma forma de lerem aquilo que não conseguiram adquirir por questões financeiras e geográficas. Uma das responsáveis pelo projecto, que tem revelado bons resultados, refere mesmo que, na generalidade, as pessoas gostam de ler, precisam é de ser estimuladas (de resto, como tudo na vida).
Ora aqui está, para variar nos tempos que correm, uma reportagem que não "mastiga" o estado deplorável da nação, mas que opta por mostrar o que de bom se faz em terras lusas, no sentido de inverter situações negativas. É que o género de concurso de desgraças parodiado no sketch das velhas do Gato Fedorento tem de desaparecer. Para cinzento já nos bastam estes primeiros dias de primavera.
O melhor será aproveitar os vários estímulos que a vida oferece e entrar numa de "boa onda". Chega de fatalismos e pessimismos absurdos. A Ti Perpétua e a Ti Idalina que o digam...
7 Comments:
A magia da leitura liberta-se sempre em quem lhe dê tempo e oportunidade. Bonito texto Carlinha. Só queria metade da tua inspiração para poder finalmente acabar a dita coisa que nós sabemos.
E para espairecer um pouco faço aqui o singelo convite a fim de visitarem http://omeuceu.blogspot.com .
Boa Páscoa.
Oh, Carla! Concordo contigo em tudo, mas o sketch das velhas é o máximo! E pergunto mesmo: Para quando a série "Meireles", em DVD?
Olá e-prof, muito benvinda. Também acho o sketch das velhas um dos melhores, se bem que os 100 metros ciganos não ficam atrás...E que venha o Meireles.
T-shelf, só mais um esforço porque daí só poderá sair uma obra prima. Qualquer coisa é só apitares. Está quase...
E o JMH a aproveitar para a publicidade. Sim senhora! Vou já espreitar o blog.
Boas leituras e boa Páscoa para vocês.
JMH? Não conheço. :P Talvez sim o JMA.. :) Obrigado e Boa Páscoa. A publicidade parece que é mais do que obrigação agora...
Hello Carlinha! Só mesmo um comentário teu para um intervalo nesta dita maratona! As velhinhas estão o máximo realmente! Bjs
Oh dogville, que bom ouvir notícias tuas. Bom trabalho, mas não te esqueças de descansar de vez em quando.Bjs
Post a Comment
<< Home