Friday, March 25, 2005

Itinerâncias para vencer o cinzentismo

Lia o "Expresso" quando tropecei numa reportagem, escrita por Alexandra Carita, que me deleitou e chegou mesmo a comover pela força que imprimiu às palavras escritas. A"Biblioteca Itinerante" fez-me imaginar a alegria de quem vive em locais esquecidos por uma sociedade dita avançada e cosmopolita, ao deparar-se com uma carrinha que, periodicamente, transporta consigo todo um mundo de sonhos em forma de livros. A Ti Perpétua e a Ti Idalina, frequentadoras assíduas da biblioteca móvel em Castro Verde, vêem nesta carrinha da fundação Calouste Gulbenkian uma forma de lerem aquilo que não conseguiram adquirir por questões financeiras e geográficas. Uma das responsáveis pelo projecto, que tem revelado bons resultados, refere mesmo que, na generalidade, as pessoas gostam de ler, precisam é de ser estimuladas (de resto, como tudo na vida).
Ora aqui está, para variar nos tempos que correm, uma reportagem que não "mastiga" o estado deplorável da nação, mas que opta por mostrar o que de bom se faz em terras lusas, no sentido de inverter situações negativas. É que o género de concurso de desgraças parodiado no sketch das velhas do Gato Fedorento tem de desaparecer. Para cinzento já nos bastam estes primeiros dias de primavera.
O melhor será aproveitar os vários estímulos que a vida oferece e entrar numa de "boa onda". Chega de fatalismos e pessimismos absurdos. A Ti Perpétua e a Ti Idalina que o digam...

7 Comments:

At March 25, 2005, Blogger t-shelf said...

A magia da leitura liberta-se sempre em quem lhe dê tempo e oportunidade. Bonito texto Carlinha. Só queria metade da tua inspiração para poder finalmente acabar a dita coisa que nós sabemos.

 
At March 25, 2005, Blogger JMA said...

E para espairecer um pouco faço aqui o singelo convite a fim de visitarem http://omeuceu.blogspot.com .
Boa Páscoa.

 
At March 25, 2005, Anonymous Anonymous said...

Oh, Carla! Concordo contigo em tudo, mas o sketch das velhas é o máximo! E pergunto mesmo: Para quando a série "Meireles", em DVD?

 
At March 26, 2005, Blogger Carla Motah said...

Olá e-prof, muito benvinda. Também acho o sketch das velhas um dos melhores, se bem que os 100 metros ciganos não ficam atrás...E que venha o Meireles.
T-shelf, só mais um esforço porque daí só poderá sair uma obra prima. Qualquer coisa é só apitares. Está quase...
E o JMH a aproveitar para a publicidade. Sim senhora! Vou já espreitar o blog.
Boas leituras e boa Páscoa para vocês.

 
At March 26, 2005, Blogger JMA said...

JMH? Não conheço. :P Talvez sim o JMA.. :) Obrigado e Boa Páscoa. A publicidade parece que é mais do que obrigação agora...

 
At March 28, 2005, Anonymous Anonymous said...

Hello Carlinha! Só mesmo um comentário teu para um intervalo nesta dita maratona! As velhinhas estão o máximo realmente! Bjs

 
At March 28, 2005, Blogger Carla Motah said...

Oh dogville, que bom ouvir notícias tuas. Bom trabalho, mas não te esqueças de descansar de vez em quando.Bjs

 

Post a Comment

<< Home